Conteúdo Mondo-X

Artigos

Lançamentos

A História Está Errada

Autor Gilberto Schoereder
06/06/2011

Novo livro de Erich Von Däniken dá sequência aos questionamentos do polêmico pesquisador e escritor suíço.


A História Está Errada

Novo livro de Erich Von Däniken dá sequência aos questionamentos do polêmico pesquisador e escritor suíço.


Se quem estiver lendo este texto ainda não sabe quem é Erich Von Däniken, provavelmente está no site errado. Qualquer um que se interesse pelo tema da suposta presença e intervenção de extraterrestres no passado longínquo da raça humana, no mínimo, já ouviu falar de Däniken.
Desde a publicação de Eram os Deuses Astronautas?, em 1968, ele esteve no centro de inúmeras discussões, polêmicas, para não falar de acusações de fraudes – algumas das quais ele discute neste novo livro.
A História Está Errada (History Is Wrong, 2009) retoma alguns de seus temas preferidos, procurando novas abordagens – ou reciclando antigas.
Aqui, ele inicia falando de um dos documentos mais misteriosos de todos os tempos, o Manuscrito Voynich (ver Nota no site). Elaborado numa linguagem jamais decodificada, tido por alguns como fraude e por outros como um documento verdadeiro, o Manuscrito vem sendo mantido na Universidade de Yale.
O que Däniken faz é tentar elaborar e sustentar uma possível conexão do manuscrito com os incríveis artefatos guardados no Equador pelo padre Carlo Crespi. E também estende essa conexão ao não menos polêmico O Livro de Enoch, sobre o qual ele e tantos outros autores já escreveram no passado. E, ainda que hoje seja considerado apócrifo pela Igreja Católica, O Livro de Enoch é um dos documentos mais importantes para qualquer estudioso dos assuntos em pauta. Para Däniken, por exemplo, o livro relata em primeira mão um contato com extraterrestres no passado distante da civilização. Esses extraterrestres teriam trazido para a humanidade não apenas a escrita, como outros conhecimentos tecnológicos. A história desse e de outros contatos, e dos conhecimentos obtidos então, teria ficado gravada em alguns documentos, mas como as pessoas da época não tinham a capacidade de entender os conceitos científicos e técnicos envolvidos, narravam a história dos encontros em termos de contatos com anjos e deuses.
Às vezes, Däniken é criticado por tentar levar todos os fatos e eventos para o lado que pretende, “forçando a barra” da teoria do contato com extraterrestres. Por exemplo, alguns pesquisadores da mesma linha preferem cogitar a existência de civilizações bastante desenvolvidas no passado remoto da Terra, sem necessidade de aventar a possibilidade do contato extraterrestre.
Na verdade, o assunto é nebuloso, e algumas das propostas de Däniken tiveram, ao longo dos anos, bastante influência, até mesmo em cientistas que antes o criticavam. Hoje, existem arqueólogos, historiadores e antropólogos que também acham, como Däniken, que a história está errada, e que muitas coisas vêm sendo mantidas escondidas ou interpretadas de forma totalmente errada.
Qualquer que seja a verdade por trás dos fatos levantados por Däniken, existem muitas evidências de que eles frequentemente não são aquilo que a chamada “ciência oficial” apresenta como verdades inquestionáveis, especialmente na área da história e arqueologia. Däniken não foi o primeiro a seguir por esse caminho de questionamento, mas certamente tem sido um dos mais constantes em suas propostas. E sempre intrigante, como continua sendo neste livro.
 
 
 
 
 
 
A História Está Errada
Erich Von Däniken
250 páginas
Idea Editora
http://www.ideaeditora.com.br/

Copyright © Mondo-X 2020

Revista Eletrônica de Esoterismo, Religião e Ufologia • e-mail: gilberto@mondo-x.com.br • Todos os Direitos Reservados