Página 1: 1 a 48, total de 93 itens
De aparições dos espíritos dos mortos até alucinações dos vivos, as teorias sobre os fantasmas são inúmeras. Sobrenatural ou embasado em fatos científicos, trata-se de um dos fenômenos mais persistentes da humanidade.
Um dos fenômenos mais antigos do planeta, as chamadas assombrações têm sido estudadas tanto pelas tradições espiritualistas quanto pela parapsicologia.
Histórias sobre assombrações envolvendo navios são constantes em todo o mundo, em épocas bastante variadas.
Alguns pesquisadores dedicaram suas vidas à tentativa de registrar a presença das entidades que supostamente assombram um local.
Desde meados do século 19 inúmeros cientistas e pesquisadores autônomos tentaram registrar a presença dos fantasmas.
Aparições surgindo nos céus, batalhões inteiros em combate, ou mesmo passagens dimensionais, estão entre os momentos mais inusitados do fenômeno envolvendo fantasmas.
Todas as culturas do planeta possuem relatos de aparições de pessoas já falecidas. Desde o século 19, o tema vem sendo investigado pela parapsicologia. Hoje, essas pesquisas evoluíram e apresentam interessantes propostas de estudo.
Além de polêmico, o tema da presença de extraterrestres no passado distante do nosso planeta também se tornou extremamente popular, originando centenas de livros, filmes e programas de televisão.
Pelo menos desde o século 19 vários pesquisadores vêm falando sobre a presença de extraterrestres no passado do nosso planeta.
As especulações sobre a presença de extraterrestres nos textos da Bíblia e dos apócrifos.
Tida como a civilização mais antiga do planeta, os antigos textos da Suméria foram objeto de intensa especulação por parte dos defensores da teoria dos antigos astronautas.
Os textos mais antigos da Índia trazem inúmeras referências à existência de naves capazes de voar para fora da Terra.
Uma entrevista com Zecharia Sitchin, autor do livro O 12º Planeta.
Índice
Os monstros habitam nosso planeta há milhares de anos, infiltrando-se em nossos pesadelos e nas histórias contadas pelos mais diversos povos.
Os mapas antigos e os bestiários ajudaram a reforçar o conceito de que monstros e criaturas estranhas habitavam nosso planeta.
Os dragões fazem parte da mitologia, das lendas e do folclore dos mais variados povos e, provavelmente, está entre as criaturas imaginárias mais antigas do planeta.
Nas mitologias e nas histórias dos primeiros navegantes, inúmeras criaturas monstruosas povoaram os mares do planeta.
Dos mitos primitivos sobre a criação do mundo às teorias mais recentes de intervenção extraterrestre em nosso passado, os gigantes são uma presença constante.
Os rios e lagos também deram origem a milhares de relatos sobre a existência de criaturas monstruosas.
Eles foram seres aterrorizantes na Idade Média e criaturas mais complexas na ficção atual, e estão entre os monstros mais populares do mundo.
Veja o quadro comparativo entre as datas propostas pelos pesquisadores alternativos e a história oficial.
As lendas dizem que Tiahuanaco foi construída pelo próprio deus Viracocha. Assim, seria a mais antiga construção da Terra, podendo ter sido a própria Atlântida.
As ruínas de Puma Punku, sítio arqueológico próximo de Tiahuanaco, estão entre as mais interessantes e misteriosas da América do Sul.
A civilização peruana de Chavín de Huántar foi relacionada a relatos religiosos antigos e com a teoria dos antigos astronautas.
As chamadas “linhas de Nazca”, no Peru, estão entre os maiores mistérios da região.
Imagens de animais pré-históricos gravados em pedra são possíveis vestígios da presença de uma civilização ancestral da qual nós pouco ou nada sabemos.
As descobertas arqueológicas na América não param de acontecer, assim como as lendas e novas histórias misteriosas. Aqui apresentamos algumas delas.
Pesquisas alternativas indicam que o continente americano pode ter vários resquícios de civilizações bem mais antigas do que a história oficial registra.
Seja trazendo mensagens divinas de diferentes fontes, seja apresentando informações indecifráveis, durante séculos livros misteriosos e exóticos têm fascinado estudiosos de várias vertentes.
O polêmico Manuscrito Voynich vem sendo estudado por dezenas de especialistas e, apesar de possíveis descobertas recentes, sua origem e objetivo continuam um mistério.
Ainda pouco divulgado no Brasil, O Livro de Urântia já vem sendo estudado nos EUA desde os anos 1950. A obra traz uma série de informações apresentadas como sendo inéditas sobre a nossa história e nosso relacionamento com Deus e com o universo.
O livro Oahspe, que se diz ter sido ditado por anjos ao médium John Ballou Newbrough por volta de 1880, traz uma versão alternativa de dezenas de milhares de anos na história da Terra.
Criado no século 13, diz-se que o maior livro medieval foi redigido em apenas uma noite por um religioso. Só que, para isso, ele teve de pedir ajuda ao demônio.
A Cultura Racional, nascida no Brasil, baseia seu conhecimento em uma biblioteca com 1.000 livros, canalizados por seu fundador, Manoel Jacintho Coelho.
A existência do Livro de Dzyan tornou-se conhecida no mundo ocidental devido a Helena Blavatsky, e deu origem a inúmeros estudos e controvérsias.
O livro que deu origem à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias contradiz os estudos históricos ao contar a trajetória do povo que, partindo de Israel, colonizou a América, muitos anos antes de Colombo.
Existem, de fato, linhas de força – linhas ley – percorrendo nosso planeta? Alguns acreditam que podemos ter acesso a essa energia da terra, mas o pesquisador Paul Devereux, um dos maiores especialistas mundiais no assunto, tem outras ideias a respeito.
É provável que o gnosticismo nunca tenha sido tão comentado quanto na época em que o filme Matrix foi lançado. Mas existem muitas formas de se entender a gnose, e conversamos com o estudioso John Lash para conhecer melhor o assunto.
Portador da Luz ou perpetuador das Trevas? Príncipe da mentira ou responsável por trazer o conhecimento à humanidade? Alguns o entendem como uma simples representação de nossos demônios internos. Outros, como a personificação do Mal.
A imagem de um lugar de sofrimentos e torturas pós-morte assombra a humanidade há milhares de anos e várias religiões elaboraram noções complexas a esse respeito.
Inúmeros relatos e lendas referem-se à existência de cidades fantásticas, tanto nas Américas quanto em outros continentes. O Eldorado está entre as mais famosas, e ainda hoje alguns pesquisadores acham que ela pode ter existido.
O escritor Gene D. Matlock defende a ideia de que o nome Atlântida nunca existiu, mas que era apenas a forma como os habitantes do antigo México se referiam às suas cidades.
Durante séculos, os mapas mostravam locais que não existiam, ou que só existiam na imaginação dos intrépidos navegadores marítimos. Algumas das indicações nessas cartas se deviam a erros de interpretação; outras derivaram de lendas muito antigas.